terça-feira, 12 de junho de 2007

Em Ouro Preto tudo conduz ao mofo!
Um pedaço de pano umidecido em álcool nele!


Em Ouro Preto tudo conduz ao morto:
Meus amigos, meus inimigos: ressuscitemos Ouro Preto!

Ouro Preto é uma cidade pobre do interior da América do Sul contemplada com o título de Patrimônio Cultural da humanidade, concedido pela UNESCO. A opulência de seu conjunto arquitetônico barroco, de homogeneidade sem par, agregado a seu passado histórico, de fatos marcantes para a construção da memória nacional, conferiu-lhe inegável destaque no contingente cultural brasileiro, tão diverso, tão extenso.

Sediar-se em Ouro Preto significa para o aparatozerosete a oportunidade de alimentar-se deste potencial advindo do passado e convertê-lo em propulsão para projetos que apontem para o futuro. Acreditando que este contraste - o choque entre o velho e o novo - valoriza ambos, o movimento aposta em recuperar o antigo prestígio de sua cidade natal.

Agora, vendo emergir na cidade um novíssimo movimento de produção cultural que aponta para a pesquisa e desenvolvimento de novas linguagens, tornou-se necessária a reunião de artistas num fórum político que aponte para a viabilização - social, cultural, criativa e econômica - destas estéticas. O movimento aparatOZerosete entende Ouro Preto - o símbolo - como parcela indissociável deste processo, porque ao mesmo tempo que se alimenta da cidade e de seu legado cultural, o movimento também alimenta a cidade, fazendo-a respirar ares, renovando-a, em seu passado, inclusive...
Botar o reto na reta, mas na reta barroca, quase curva rococó!

Nenhum comentário: